segunda-feira, 16 de junho de 2008

Mecanismos de Defesa do Ego

Ego Consciente = é lógico / objetivo / racional
Quando o Ego perde sua “consciência”, por ter sido provocado pelo sentimento de culpa ou pela ansiedade, ativa então algum mecanismo de defesa com o objetivo de se proteger contra uma dor psíquica iminente.
ü Defesas bem sucedidas – geram o fim do sofrimento
ü Defesas ineficazes – exigem repetição / perpetuação (causadoras das neuroses)

Sublimação (de sublime, de grandeza): é socialmente aceitável, atividades artísticas e investigação intelectual – pulsão libidinal sublimada para um novo objetivo não sexual. Ex: Jovem briga com o namorado e rasga todas as fotos. Mulher quando está sozinha, se realiza muito profissionalmente para preencher a partem sexual.
Racionalização – falsas justificativas para o nosso comportamento, fracasso. Ex: Lucas justifica a perda de sua equipe na Feira de Cultura, por roubo dos juízes, jamais por falta de empenho da equipe.
Projeção – Você se projeta no outro, vê nos outros aquilo que está em si. Ex: Amanda toda vez que se encontra no período pré-menstrual, briga com o namorado, culpando-o de mau humor.
Deslocamento – é o fato de deslocar nossas tensões para objetos ou pessoas. Ex: Papai toda vez que está nervoso quebra alguma coisa em casa.
Identificação – passa a imitar outras pessoas (no falar, vestir, manias, etc). Ex: Anita fala um sotaque francês, porque chegou a pouco da Europa. O perfil dos estudantes universitários é igual à dos professores ou profissionais da área.
Regressão – viver uma fase anterior, regride psicologicamente. Ex: Vovô aos 75 anos, voltou a soltar pipa e brincar de bola de gude.
Isolamento – a pessoa se protege, retraindo-se a fim de que os outros não tenham oportunidade de conhece-la, de atacar o seu Ego. Ex: Caio é uma pessoa extremamente anti – social, sua vida se resume da casa para o trabalho e do trabalho para casa e mais nada.
Repressão – Não fala das coisas dela, abafa todos os sentimentos. Ex: Viviane vive chorando, mas nunca diz o “aparente” motivo.
Fantasia ou realização imaginária – vive num mundo da fantasia para satisfazer a frustração da vida real. Ex: Felipe diz para todos que é casado com uma linda mulher, mas na realidade é solteiro. (Sonhos)
Compensação – fazer as coisas para compensar a falta de algo. Ex: A mãe que não é carinhosa com seu filho lhe dá presente com exagero.
Negação de Evidência – a pessoa nega fatos incontestáveis, nega “o que tá na cara”. Ex: Renato foi pego em flagrante beijando outra mulher, portanto nega com todas as suas forças que sua esposa está enganada.
Formação Reativa – reação contrária ou inversão de algum traço de personalidade mostrando o oposto (esconde). Ex: Luís é um “capeta” na escola, já em casa é um “santinho”.
Substituição – São os atos falhos e os chistes, substituem os conteúdos inconscientes, sendo reações simbólicas para negar a realidade. Ex: Paulo como não gosta de sua tia Alice, esqueceu-se completamente de ir a festa de Bodas de Prata da mesma.
Conversão somática – é o fato de descarregar nossas tensões e emoções no próprio corpo (quando agravante desencadeia a histeria e as doenças psicossomáticas). Ex: Toda vez que Gustavo briga com sua mulher em crise de asma.

Nenhum comentário: